Será que seguro viagem doença preexistente existe? As seguradoras oferecem algum suporte para pessoas que já possuem alguma doença? Essa é uma dúvida muito comum, e é importante entender como isso funciona.
As doenças preexistentes são aquelas que as pessoas já sabem que existem, e que demanda algum cuidado. Essas doenças podem depender de medicações, ou mesmo desencadear mal-estar e problemas diversos no indivíduo.
A dúvida que fica é se as empresas de seguro viagem cobrem as doenças preexistentes. Será que você deve declarar esse problema no ato da contratação? Tire todas as suas dúvidas!
Seguro viagem doença preexistente: cobre ou não cobre?
Por lei, o seguro viagem doença preexistente deve oferecer atendimento em caso de urgência ou emergência, independentemente do quadro. Recusar o atendimento pode levar a empresa a sofrer processos graves.
-
Declaração da doença:
Não existe nenhuma norma que preveja a obrigatoriedade da declaração de uma doença preexistente quando você contrata um seguro viagem. Mas mesmo que isso não seja feito, caso você venha a ter algum problema durante a viagem, como um descontrole da pressão arterial ou da diabetes, o atendimento emergencial será prestado.
-
Estabilização:
O que acontece nesse caso é que o atendimento será para estabilizar o quadro, e permitir que você volte a se sentir bem. Quando estiver fora de risco, o seguro não cobrirá mais o atendimento referente a esse problema.
Acionamento do seguro – quais são os passos para obter o devido atendimento?
Caso você esteja viajando, e venha a se sentir mal por conta de algum quadro conhecido, existem duas possibilidades: obter o atendimento primeiro, e depois contatar o seguro, ou entrar em contato antes para saber onde se consultar.
O que vai definir isso é a gravidade do quadro! Se for algo que lhe coloca a vida em risco, o atendimento deve ser oferecido prontamente, e posteriormente você entrará em contato com a seguradora.
É importante, de qualquer forma, que você verifique com a empresa como agir no caso de seguro viagem doença preexistente, e quais são as atitudes adequadas diante de um problema.
Mesmo que não seja obrigatório, especificar o seu quadro é importante!
Como dissemos anteriormente, não há nenhuma norma que obrigue o contratante a informar uma doença preexistente. Mas é indicado falar sobre isso para que a seguradora consiga lhe indicar o melhor seguro a ser contratado.
-
A seguradora pode negar a contratação?
Todas as pessoas têm direito a contratar um seguro viagem. O que pode acontecer é que algumas empresas não oferecem coberturas específicas, como para gestantes, idosos e etc. Mas dificilmente uma pessoa será negada por conta de um seguro viagem doença preexistente.
Mas se o seu quadro demanda algum cuidado especial, algum tipo específico de atendimento, então você deve checar com antecedência se a empresa garante a cobertura necessária para que você se sinta seguro.
Escolher o melhor seguro viagem depende de pesquisas e cuidados!
Para escolher o melhor seguro viagem doença preexistente você deve sempre fazer uma ampla pesquisa, e analisar as propostas de diferentes empresas. Assim você conseguirá escolher aqueles serviços que realmente lhe atendem.
Para isso, você pode contar com serviços de corretores ou mesmo com sites especializados que conseguem fazer a comparação rapidamente entre os preços e os serviços oferecidos, e ajudarão você a encontrar a melhor escolha.
Então, seguro viagem doença preexistente é um assunto que não precisa lhe causar dúvidas. Os quadros devem ser atendidos se houver alguma emergência, e você deve sempre ler com atenção as cláusulas, para escolher o serviço mais adequado. Consulte o corretor para esclarecer qualquer questão!